segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Vinhais.

Vinhais é uma vila Portuguesa, pertencente ao distrito de Bragança, Região Norte. É sede de um município com 694,68 Kms quadrados de área e 10646 habitantes ( 2001 ), subdividido em 35 freguesias.
Vinhais, situada no nordeste transmontano, é uma vila digna de uma visita por quem quer que seja. É um dos mais belos retalhos naturais --- bela, na paisagem pitoresca de tonalidades encantadoras, com uma grande biodiversidade. Vila banhada pelos rios Tuela e Rabaçal, onde a pesca da truta assume a primazia.
Zona de gentes humildes e de coração grande, calejadas pelas agruras de tempos passados, as quais se vêm estampadas em cada rosto . Rostos, onde nunca falta um sorriso, um bom dia, um bem haja. Gentes sempre prontas a abrirem as suas portas, e de oferecer o melhor que possuem a todos os visitantes, cativando todas as pessoas que por lá passam.
Como não poderia deixar de ser, não podemos deixar de falar da gastronomia desta bela região. Como seu ex-libris -- o fumeiro, que é composto por diversas qualidades, entre elas, temos o presunto, o salpicão, a chouriça de carne, a alheira. o butelo,a chouriça doce, o chouriço azedo, o chouriço de sangue, boche,e a farinheira.Mas além disto, temos o leitão e o anho assado no forno a lenha, , o arroz no forno, as cascas,a feijoada, as castanhas, o folar Pascal e o pão feito artesanalmente num forno de lenha, e para acompanhar todo este manjar, temos o célebre " VINHO dos MORTOS ", cujo paladar é indiscritível.
Como é óbvio, este nome " VINHO dos MORTOS ", despertou-nos a curiosidade, e por conseguinte debruçámo-nos sobre o assunto até que descobrimos a razão deste nome, um pouco mórbido.
Este nome " VINHO dos MORTOS ", remonta á altura das invasões francesas. Como é do conhecimento geral, os Franceses, por onde passavam, pilhavam tudo o que encontravam, por isso as gentes dessa altura, proprietários de poucos averes, resolveram enterra-los , nomeadamente o azeite,o vinho, nos cemitérios ...... mais tarde, quando regressaram, foram desenterrar esses averes, e repararam que o vinho tinha outro sabor, assim como também estava gaseificado. Sendo assim, na actualidade, as adegas, que na generalidade são térreas, existe um espaço reservado, onde enterram durante um determinado tempo, o vinho devidamente engarrafado, o que proporciona a gaseificação, fazendo com que este " Néctar dos Deuses " tenha um excelente paladar e aroma.

1 comentário:

  1. Olá Mário, um dia ai vou percorrer com minha câmera estes lindos lugares em Portugal!!!! Também tenho um blog aqui no Blogspot, quando quiser, sempre será bem vindo!!!!
    Beijos!!!!

    ResponderEliminar