domingo, 8 de agosto de 2010

SEIXO da BEIRA.

Pequena vila, situada a 20 Kms da sede do concelho, possui referências que remontam ás inquirições de 1258, de onde se retiram conclusões de ter pertencido á Ordem de Avis. Há mesmo indicações de ter recebido foral ou carta de foro por algum dos comendadores seus senhorios. D. Manuel I outorgou-lhe foral novo a 9 de Fevereiro de 1514.
Tendo possuído estatuto municipal, perdeu a qualidade de concelho quando foi integrado no de Ervedal da Beira por Decreto de 6 de Novembrode 1836, Chamava-se então Seixo do Ervedal. Com a extinção do concelho do Ervedal da Beira, a 24 de Outubro de 1855, transitaram ambos para o concelho de Oliveira do Hospital, cuja situação hoje se mantém. Pelo decreto nº 15005 de 7 de Fevereiro de 1928, a povoação de Seixo do Ervedal, foi elevada á categoria de freguesia, passando a denominar-se , Seixo da Beira.
Seixo terá tido origem no topónimo Saxo.

2 comentários:

  1. Que belo e informativo blog! Através do seu olhar conheço um pouco mais dessa terra linda que é Portugal.
    Um abraço
    Heloisa

    ResponderEliminar
  2. sara francisco nunessexta-feira, abril 15, 2011

    as fotos são lindas!!! preciso de uma informação acerca do mario rolo.eu moro na póvoa santo adrião,quero entrar em contacto com mario rolo e esposa. conheci o mario esposa e seu filho e mãe mas perdemos o contacto. será o mesmo mário?? meu contacto 96 266 39 71.
    agradeço do fundo do meu coração
    um abraço espiritual. Sara Nunes

    ResponderEliminar