segunda-feira, 9 de março de 2009

Palácio da Pena--- Palácio, localizado na histórica vila de Sintra, representa uma das melhores expressões do Romantismo arquitectónico do séc.XIX no mundo. Em 7 de Julho de 2007 foi eleito uma das sete maravilhas de Portugal, sendo aliás o primeiro palácio romântico da Europa.
No séc. XVI, D. Manuel I mandou construir o convento de madeira para a Ordem de S. Jerónimo, substituindo-o mais tarde por um de cantaria para 18 monges. Em 1755 o Terramoto que devastou Lisboa, também reduziu a ruinas o convento.
Posteriormente, as ruínas no topo escarpado da Serra de Sintra, maravilharam o jovem príncipe D. Fernando. Em 1838, decidiu adquirir o velho convento, a cerca envolvente, o Castelo dos Mouros e quintas e matas circundantes. O monumento actual foi mandado edificar por D. Fernando de Saxe Coburgo- Gota, casado com D. Maria II.
Em 1840 D. Fernando decidiu a ampliação do Convento de forma a construir um verdadeiro paço acastelado, residência de verão da família real portuguesa.
Pensou, igualmente, em mandar plantar um magnifico parque, á inglesa, com as mais variadas exóticas e ricas espécies arbóreas. Desta forma, Parque e Palácio da Pena constituem um todo magnìfico. O Palácio, em si, é um edifício eclético onde a profusão de estilos são uma invulgar e excepcional lição de arquitectura.

Sem comentários:

Enviar um comentário