sábado, 2 de maio de 2009

Marco de Canaveses:



Marco de Canaveses, é uma cidade do distrito do Porto, região Norte e subregião do Tâmega, com cerca de 10 000 habitantes. É sede de um concelho desde 1852 que engloba a cidade de Marco de Canaveses e a Vila de Alpendurada.
É um município com 202,02 Kms quadrados de área e 54 811 habitantes, subdividido em 31 freguesias.
Marco de Canaveses é berço de figuras ilustres, que projectaram o nome desta terra além- fronteiras, destacando-se no panorama artístico a figura de Carmen Miranda, no ramo empresarial Belmiro de Azevedo e no mundo da ciência , o historiador Aníbal Barreira.
O concelho de Marco de Canaveses tem um destino e uma vocação marcados pelos dois rios que o delimitam: o Douro e o Tâmega. As albufeiras artificiais do Carrapatelo e do Torrão, que para além da sua beleza natural, são também dois locais propicíos á prática dos desportos náuticos.
As Serras da Aboboreira e de Montedeiras, são duas serras que para além das belas paisagens que enquadram, existem, principalmente na serra da Aboboreira, interessantes achados arqueológicos, nomeadamente antas e mamoas. No aspecto arqueológico merece menção e visita á cidade Romana de Tongóbriga, cujo auge foi o séc. II D.C., e se situava junto da via principal romana, que a partir do séc.I D.C.,ligava as cidades de Bracara Augusta a Emerita Augusta ( Mérida ).
O tpónimo principal " Marco de Canaveses", é composto por dois elementos, sendo que o segundo será certamente uma alusão á cultura do cânhamo, outrora abundante nesta região. O primeiro elemento do topónimo, " Marco " derivaria de uma marca de uma pedra, divisória das freguesias de Fornos, S. Nicolau e Tuias. Uma outra explicação para o topónimo, esta baseada numa lenda.
Conta-se, que a rainha Dna. Mafalda teria passado pelas obras da ponte que mandara construir, e cheia de sede, pediu água aos pedreiros. Como o acesso ao rio era muito difícil, um deles ofereceu uma cana para que a rainha bebesse directamente do rio. A rainha, ao devolve-la terá dito:
--- Guardai-a, porque a cana é boa ás vezes ...
O concelho de Marco de Canaveses foi criado em 1852 por decreto de Dna. Maria II, por anexação dos concelhos de Benviver, Canaveses, Soalhães, Portocarreiro, parte dos de Gouveia e Santa Cruz de Riba Tãmega. A vila foi elevada a cidade em 1993.

1 comentário:

  1. sou marcoense th mt orgulho na mh santa terrinha....amo de paixao a mh cidade.....o marco tem o rotulo de ferrira torres......max o marco é mt mais.....cidade linda k eu amo e me orgulho.....marcoense ate ao fim...

    ResponderEliminar