sábado, 2 de maio de 2009


Serra da Aboboreira ( Baião ) --- Monumento megalitíco representativo de uma mamoa, que é um montículo artificial que cobre uma anta ou dolmen. Este montículo pode ser de terra, revestida por uma couraça de pequenas pedras imbricadas ( pedras que se encaixam umas nas outras ), ou ser apenas constituída por pedras, sendo então designada por cairn.
As mamoas apresentam geralmente uma forma oval ou circular. Eram edificadas com pedra e areia e tinham a finalidade de proteger o Dólmen, cobrindo-o completamente.
O nome " mamoa ", é de origem romana. Aquando da chegada dos Romanops á Península Ibérica, deram o nome de mammulas a estes monumentos, pela sua semelhança com o seio de uma mulher.
As mamoas, teriam a função de esconder e proteger a sepultura, conferindo-lhe, ao mesmo tempo, maior monumentalidade. Em certos casos verifica-se a existência de um plano inclinado, que serviria para o transporte da tampa do Dólmen até á sua definitiva posição.
Estas sepulturas megalíticas monumentais correspondem concerteza a relíquias de antepassados importantes, não correspondendo ao modo mais usual de as comunidades neolíticas enterrarem os seus mortos comuns. Estes monumentos funerários devem ter tido um significado simbólico importante e devem ter sido sobretudo " Tumulos para os vivos ", ou seja, destinavam-se provávelmente mais aos vivos do que aos mortos. E é possível que cada núcleo ou grupo de mamoas correspondesse aos antepassados míticos de uma determinada família ou linhagem, fornecendo-lhe uma referência para a sua identidade.
O Dólmen, escondido debaixo de uma mamoa, era como um " Útero " abrigado do olhar, onde se colocavam relíquias no interior da terra. Pode-se assim imaginar que essa deposição de relíquias funerárias seria, a nível de significação simbólica , como que um regresso de um humano ao útero do ventre materno da Terra Mãe.

Sem comentários:

Enviar um comentário