quarta-feira, 22 de abril de 2009


Estátua de Teixeira de Pascoais ( Amarante ) --- Teixeira de Pascoais era o pseudónimo literário de Joaquim Pereira Teixeira de Vasconcelos, foi um poeta e escritor portugês, principal representante do Saudosismo.
Nasceu no seio de uma família aristocrática de Amarante, o segundo filho de João Pereira Teixeira de Vasconcelos, juíz e deputado às Cortes e de Carlota Guedes Monteiro.
Em 1883, inicia os estudos primários em Amarante, e em 1887 ingressa no liceu da vila. Em 1895, muda-se para Coimbra onde termina os seus estudos secundários e em 1896 inscreve-se no curso de Direito da Universidade de Coimbra. Licencia-se em 1901 e, renitentemente, estabelece-se como advogado, primeiro em Amarante e, a partir de 1906, no Porto. Em 1911, é nomeado juíz substituto em Amarante, cargo que exerce durante dois anos, sendo que em 1913 dá por terminada a sua carreira judicial.
Sendo um abastado proprietário, não tinha necessidade de exercer qualquer profissão para seu sustento, e passou a residir no solar de família em S. João do Gatão, perto de Amarante, com a Mãe e outros membros da sua família. Dedicava-se á gestão das propriedades, á leitura e sobretudo á escrita.
Gatão era um local de peregrinação de inúmeros intelectuais e artistas nacionais e estrangeiros, que o iam visitar frequentemente. Já no final da vida, torna-se amigo dos poetas Eugénio de Andrade e Mário Cesariny de Vasconcelos. Este último haveria de o eleger como poeta superior a Fernando Pessoa, chegando a ser o organizador da reedição de alguns dos textos de Pascoais, bem como de uma Antologia Poética, nos anos 70 e 80.
Teixeira de Pascoais morreu aos 75 anos, em Gatão, de bacilose pulmonar, alguns meses depois da morte de sua Mãe, em 1952.

Sem comentários:

Enviar um comentário