quinta-feira, 23 de abril de 2009


Tongóbriga ( Aldeia do Freixo -- Marco de Canaveses ) --- Foto panorâmica do Forum.
Em Tongóbriga, o Forum salientava-se pelas suas dimensôes ( 9.521 metros qudrados ), englobando os espaços comerciais e religiosos. A sua construção iniciou-se no início do séc II D.C., no tempo do Imperador Trajano.
A ampla praça ( Forum ), tinha no lado Sul ( Ver Fotos Seguintes ) uma plataforma, mais alta, onde estavam as lojas protegidas pelo telhado de duas águas que cobria todo esse lado do Forum. Este telhado era suportado por uma colunata em granito, com espaçamento de cerca de 4 metros.
No lado Norte ( Ver Fotos Seguintes ), uma rua com 7 metros de largura limitava a praça, onde se destacavam duas absides ( espaço semicircular usado para fins religiosos ). Esta rua terminava numa escadaria que daria acesso ás termas, no lado Nascente.
No lado Poente situava-se o Templo, do qual só se conseguiram recuperar o alicerce e algumas pedras do podium. No lado Nascente, o Forum era limitado por um edifício cuja função é ainda duvidosa, tal o estado de ruína em que foi encontrado.Poderá ser a Basilíca, a qual, neste caso, ligaria ao Forum através de uma larga abertura com cerca de 4 metros situada na linha de simetria do Forum.

Sem comentários:

Enviar um comentário