segunda-feira, 20 de abril de 2009


Ponte de S. Gonçalo ( Amarante ) --- A Ponte de S. Gonçalo sobre o Rio Tâmega, juntamente com a Igreja de S. Gonçalo, representam o epicentro do centro histórico de Amarante.
Primitivamente, supôe-se ter existido neste local uma ponte de origem romana, dado ser este o traçado da estrada romana que passaria em Amarante em direção a Guimarães e Braga. No entanto, por volta do ano 1250, S. Gonçalo terá construído ou reconstruído esta ponte.
Em 10 de Fevereiro de 1763, essa ponte, com um cruzeiro a meio, desmoronou-se devido a uma cheia do Rio Tâmega. O cruzeiro, ou Senhora da Boa Passagem,foi retirado uma hora antes deste acontecimento e mais tarde colocado na janela de um recanto da Igreja de S. Gonçalo, ficando a Mãe de Deus ( Senhora da Boa Passagem ) a priteger o trânsito. É a imagem da Senhora da Ponte.
Em 1782, foi iniciada a reconstrução da ponte, com projecto de Carlos Amarante, e aberta ao trânsito em 1790. No ano de 1791 foi completada com quatro belas e artísticas pirâmides, dois adornos em forma de urna eleitoral e um assento circular em cada meio circúlo.
Em 1890, foi ainda palco da Defesa da Ponte de Amarante, episódio resultante das Invasôes Francesas.

Sem comentários:

Enviar um comentário