domingo, 26 de abril de 2009


Tongóbriga ( Aldeia do Freixo --- Marco de Canaveses ) --- Vista panorâmica do local onde se localizam as Termas ( Thermae ), nome usado pelos Romanos para designar o local destinado aos banhos públicos. Esses banhos públicos podiam ter diversas finalidades, entre as quais a higiene corporal e a terapia pela água com propriedades medicinais. Normalmente as manhãs eram reservadas aos banhos das mulheres, e as tardes, reservadas aos homens.
No tempo do Imperador Augusto, foi construído um balneário totalmente esculpido no maciço granitíco, conhecido por Pedra Formosa, que não é mais do que um monólito ( Pedra de grandes dimensões, ou uma obra ou monumento construído a partir de um só bloco de rocha ) de grandes dimensões , decorado com gravuras em baixo relevo, localizado no interior do Balneário, que permitia o acesso por uma pequena abertura ao compartimento dos banhos e vapores quentes.
No final do séc. I, este balneário foi desactivado , sendo erguidas ao seu lado, as primeiras Termas Romanas, contruídas de acordo com um projecto clássico semelhante aos de Pompeia e Conímbriga.
Termas que possuíam todos os requesitos necessários e exigidos pela Classe Previligiada Romana, por isso, possuíam vestiário ( Apodyterium ), onde eram deixados os pertences de cada um, uma sucessão de salas que levavam as pessoas a passar por ambientes cada vez mais quentes: em primeiro lugar passariam pela sala onde tomariam o banho frio ( Frigidarium ) numa piscina com capacidade para 15000 litros de água e onde existiam quatro degraus, em seguida passariam á sala dos banhos tépidos ( Tepidarium ), preparando assim o corpo para as elevadas temperaturas da sala seguinte, que seria a sala dos banhos quentes ( Caldarium ).
Para que tudo isto funcionasse na perfeição, era necessário haver um local das fornalhas ( Praefurnium ), que aqueciam a água e o ar . Existiria também uma sala onde fariam sauna ( Sudatorium ), para de seguida entrarem numa outra sala onde fariam as massagens ( Unctorium ).
Alem de todos estes requesitos, estas Termas possuíam ainda uma piscina ao ar livre ( Natatio ) com capacidade para 85000 litros de água e possivelmente um jardim exterior ( Palaestra )

Sem comentários:

Enviar um comentário