terça-feira, 28 de abril de 2009

Tongóbriga ( Aldeia do Freixo --- Marco de Canaveses )

Tongóbriga, é uma cidade Romana, situada na freguesia do Freixo, concelho de Marco de Canaveses, distrito do Porto.
Ptolomeu, cita a cidade de Tuntóbriga, situando-a entre Douro e Minho, integrada no território dos Callaeci Bracari. Em 1882, na borda de um poço da aldeia do Freixo, foi recolhido um bloco granítico paralelipipédico, onde se lê: (G) ENIO/ (T) ONCOBR/ (I) CENSIV (M)/ (FL) AVIUS/ V ( OTUM).S (OLVIT). A (NIMO). L (IBENS). M (ERITO), das interpretações apontadas por diversos autores , optou-se pelo nome Tongóbriga e identificou-se esta cidade com o actual lugar de Freixo, onde as evidências arqueológicas confirmam a incrição no bloco granítico encontrado em 1882.
Tongóbriga começou a ser escavada em Agosto de 1980, num sítio chamado " Capela dos Mouros ", designação dada pela população local á pequena parte então visível das ruínas romanas.
A estrutura castrejo-romana criada em Tongóbriga, possivelmente pelo Imperador Augusto, amadureceu política, administrativa e económicamente, resultando daí a instalação de uma cidade.
A escavação permite dizer que no final do séc.I, início do séc.II, Tongóbriga surge como civitas, com preponderância sobre a região envolvente. A construção das Termas no final do séc. I , do Fórum na 1ª metade do séc.II e demais edifícios públicos identificados, corresponde ao objectivo de dotar este centro urbano de equipamentos colectivos que, pela sua monumentalidade e riqueza arquitéctónica, impusessem Tongóbriga como centro de atração e decisão.
Junto ao Fórum estavam as Termas públicas, construídas em Tongóbriga no final do séc. I e posteriormente remodeladas.
O sítio arqueológico, hoje com uma área classificada de 50 ha, é Monumento Nacional desde 1986.

Sem comentários:

Enviar um comentário